Friday, November 1, 2013

+ Q Perfume Blog ensina: Aprendendo a ler rótulos


O QUE EXISTE POR TRÁS DE UM NOME E UMA EMBALAGEM DE UM PERFUME 

Qual a diferença entre Ck One e Ck One Summer 2010 da Calvin Klein?
Se você me disser que o primeiro é a fragrância original, e que o segundo é lançamento de verão, não está errado. Se você me disser que o Ck One Summer é uma pequena variação do original, e que isso é uma estratégia de marketing para emplacar uma nova fragrância, baseada no sucesso da sua precursora, também está correto. Muitas marcas lançam os chamados “flankers” como estratégia de marketing e financeira, economizando muitos milhões com novos desenvolvimentos. Mas será que é só isso mesmo?
Os rótulos dos perfumes, seus nomes e suas caixas nos informam muita coisa sobre a fragrância que está dentro dela. Sabendo o significado de palavras chaves que são muito usadas na indústria da perfumaria te ajudará a escolher um perfume na hora de comprar, e também será um indicativo de que você é meu leitor, e que possui  cultura sobre perfume mais elevada do que a maioria das pessoas.
Vamos estudar o dicionário perfumístico, entrar um pouco no mundo fascinante das embalagens, e entender o que está por trás das palavras usadas nos nomes impressos nos rótulos e das cores das embalagens. Você irá perceber que o mundo dos perfumes é muito detalhista, nada supérfluo e muito complexo, mas que não é difícil de desvendar!

Summer, Soleil, L’Eau D’Eté , Energize ou Energie -
Geralmente as fragrâncias de verão são versões mais energéticas ou mais frescas de um perfume. Notas mais cítricas, mais frisantes e solares são adicionadas na criação original. Muitas vezes também adiciona-se notas salgadas, de bronzeador ou outras que lembram a atmosfera olfativa da praia. Notas frutais também são muito comuns em versões de verão, adicionando uma nota mais acentuada na doçura do perfume original. Em termos de embalagem e frasco temos duas correntes – as que colocam cores pastéis para dar a noção de frescor; e as que colocam cores quentes como laranja e vermelho, para mostrar que o sol vai irradiar o perfume.
Vamos exemplificar com a fragrância mencionada anteriormente:
O Ck One original, lançado em 1995, era um perfume unissex, da família dos cítricos aromáticos. Com notas de cabeça de bergamota, limão, mandarina e notas verdes; notas de coração de jasmim, lírio do vale, rosa e orris; e notas de fundo de cedro, sândalo, âmbar e musgo. Já a versão atual, lançada para o verão de 2010 manteve algumas notas de saída, substituindo as notas verdes por notas de melancia,  tornando o perfume mais frisantes, e com efeito fluído. O acorde de coração que antes era mais denso com jasmim, rosa e orris, foi substituído por folhas de violeta, lírio aquático, verbena, margarida, trazendo mais leveza ao perfume. A base trocou o musgo, sândalo e o âmbar, por musk, vetiver e patchouli. Já o frasco, trouxe mudanças radicais: matizes quentes bem intensas, de cor amarelo alaranjado.

Fresh, Ice ou Fraîche -
São usadas nos nomes dos perfumes para indicar frescor ou leveza:
Geralmente as versões mais leves subtraem as notas especiadas dos perfumes originais. Já as versões Ice procuram adicionar notas que dão a sensação de gelado, como a menta ou mesmo o que a indústria chama de icy notes (notas geladas).
Para entender como um perfume se torna quimicamente mais fresco, vamos analisar dois perfumes da marca Chanel: Chance e Chance Eau Fraîche. A primeira, lançada em 2003, era um Chipre floral com notas de pimenta preta e limão na saída, combinadas com um buquê de jacinto, jasmim e íris, numa base de vetiver, patchouli, âmbar e musc branco. A segunda, lançada em 2007, se apresenta como uma versão mais vibrante, mais luminosa, que traz nuances mais frisantes, refrescantes e verdes. Notas de saída de cidra substituíram a picância da pimenta e trouxeram o efeito frizz; notas de íris foram subtraídas e o acorde ficou somente com as notas de coração de jacinto aquoso e jasmim. Notas de fundo chipre-amadeiradas, adicionaram o mogno. Já o frasco continuou o mesmo, somente a cor verde substituiu a original.

Aqua ou L’Eau –
Geralmente essas fragrâncias possuem notas aquosas, chamadas de aquatic ou watery notes. Muitas vezes o yuzu, lótus e madeiras flutuantes compõem estes perfumes. Alguns perfumes também podem trazer notas salgadas e minerais que lembram o mar. Muitas marcas optam por fazer um frasco fosco, para dar a impressão de congelado, ou optam por uma versão da mesma cor, só que diluída, mais suave.
Para efeito de comparação, vamos pegar duas fragrâncias a Guerlain: Guerlain Homme e Guerlain Homme L’Eau. O primeiro, lançado em 2008, um perfume cítrico aromático, com notas de bergamota, lima, lima Key, pelargonium, chá verde, menta, gerânio, ruibarbo, vetiver, cedro, rum e cana-de-açúcar. O segundo, o mais novo lançamento da marca em 2010, recebeu a versão L’Eau, que apesar de manter o acorde mojito, vem com uma saída bem mais cítrica, com notas de bergamota e grapefruit. O perfume é mais simplificado, mantendo somente as notas de menta e gerânio no acorde de coração, e um acorde de base com notas de rum, madeiras e musgo. O frasco perdeu a placa sólida de metal e ganhou um vidro fosco, mais leve e que passa a idéia de frescor.



Light, White ou Tendre -  
São versões mais leves, suaves ou delicadas do perfume original. Geralmente as notas mais pesadas, mais acentuadas são substituídas por notas mais leves. Alguns perfumes recebem nuâncias mais cremosas, notas de arroz, notas leitosas ou atalcadas.
Flores intensas como jasmim, ylang ylang e orquídeas são substituídas por flores mais delicadas. Notas gourmets de baunilha, vanila e fava tonka também são suavizadas. Citando duas fragrâncias de muito sucesso da Dior: Poison e Tendre Poison. Assim como a fragrância, os frascos recebem versões suavizada, leitosa, transparentes.
O primeiro lançado em 1985, com notas de ameixa, frutas silvestres, coentro, especiarias, flor de laranjeira, rosa, tuberosa, cravo (flor), canela, âmbar, sândalo, opoponax e musc. E o segundo, lançado quase dez anos depois, em 1994, apresentou uma versão com notas mais suaves de gálbano, mandarina, pau rosa, bergamota, frésia, flor de laranjeira, rosa, tuberosa, sândalo, vanila, heliotrope e musc. As especiarias foram substituídas por notas verdes, para tirar o efeito pesado do perfume. As frutas intensas e profundas foram substituídas por cítricos, dando mais leveza ao perfume. O frasco que tinha uma cor profunda e escura em tom fosco de berinjela, passou a ter uma cor verde transparente.

Extrême, Extreme, High, Heat, Absolu, Absolute, Intense ou Elixir -  
Essas nomenclaturas estão na ponta extrema. São versões, como o próprio nome diz, mais intensas do perfume. São adicionadas notas mais marcantes, mais pesadas e mais sensuais ao perfume. Muitas vezes as versões em concreto ou em absolutos das mesmas notas, substituem as originais, com em J’Adore l'absolu, cujos absolutos e concretos foram adicionados para dar mais refinamento para a fragrância. Em termos de frascos, geralmente as versões absolutas ou mais intensas possuem cores mais fortes, mais escuras ou o frasco é mais rebuscado.
Exemplificando com perfumes da marca Dior, vamos analisar o famoso Fahrenheit e sua versão Fahrenheit Absolute. O perfume original foi lançado em 1988 como um floral – amadeirado – musc, com notas de mandarina, bergamota, folhas de violeta, noz moscada, cravo (flor) vetiver, patchouli, couro. O frasco em tons de vermelho e ouro tornaram este perfume um ícone dos anos oitenta. Sua versão Absolute, lançada em 2009, é menos floral, mais intensa e mais misteriosa. Mantendo as notas de violeta e couro, a nova versão traz as notas de mirra, incenso, madeira oud, notas aromáticas e notas orientais. As resinas tornam o perfume bem mais encorpado, mais denso. Já o frasco manteve as cores originais, numa versão mais escura.



Night, Nuit, Nocturne, Black –
São perfumes para serem usados a noite. São versões mais sensuais e mais misteriosas dos originais. Notas exóticas são adicionadas, florais mais sensuais e intensos substituem os florais delicados. Notas quentes aparecem para tornar o perfume mais voluptuoso.
Exemplificando com o famoso perfume da Calvin Klein Obsession, for Men lançado em 1988, com notas de mandarina, grapefruit, lavanda, cravo, coentro, jasmim, pau rosa, pinho, patchouli, vetiver, vanila e âmbar. A versão Night foi lançado em 2006, numa versão oriental amadeirada, com notas frutais de pêra, combinadas com notas misteriosas de artemísia e cardamomo. As notas sensuais de camurça foram combinadas com musk e noz moscada, para dar ao perfume mais sensualidade e calor. Na base o âmbar foi excluído. O frasco recebeu uma cor azul bem escura, quase preta.

Outras nomenclaturas adicionais:
Blossom – indica que o buquet floral é bem mais intenso, mais irradiante. Os frascos possuem mais flores ou cores mais rosadas.
Eletric – notas mais energizantes e mais dinâmicas são adicionadas. Geralmente os frascos aparecem em cores neon, como o rosa shock, o verde limão ou um azul cintilante.
Limited Edition, Privé ou Private Collection – edições temporárias e limitadas, que aparecerão nas prateleiras brevemente. Pode ser uma versão modificada da fragrância ou um frasco diferenciado, adicionando enfeites ou materiais mais luxuosos.
Sport – versão mais esportiva do perfume, troca as notas sensuais pelas cítricas, aquáticas ou fluídas. É um apelo mais dinâmico e mais jovem do perfume original. Mais casual, muitas vezes tende para uma versão mais aromática, mais verde e mais leve.
Pure – palavra adicionada quando o perfume apresenta uma nota pura ou muito intensa. Exemplificando, No Pure Coffee de Thierry Mugler significa uma nota de infusão de café.
Celebration, Gold, Platinum – edição de aniversário da fragrância, com embalagem mais sofisticada. Como as edições limitadas, também são temporárias.


         

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...