Tuesday, October 27, 2009

Li Edelkoort - Especial +Q Perfume Blog - Parte II

Parte II - A água, o novo símbolo do luxo
(Veja em + Q Perfume Blog - matéria de 14 de outubro de 2009 a primeira parte deste artigo sobre tendências até 2011 da perfumaria mundial.)
Antes de falármos sobre o elemento água e a perfumaria, citei que iríamos fazer aqui um Brainstorming juntos sobre o assunto. Li Edelkoort citou rapidamente um fato sobre a água durante a palestra, mas que eu achei tão interessante que resolvi me dedicar um pouco mais sobre o assunto. A água é um recurso em extinção, ou seja, se tornará escassa no futuro. Sendo assim, será um objeto de luxo e de desejo humano.
Mas será que isso já não está acontecendo agora, no presente? Li outro dia sobre hotéis e spas que estão oferecendo banhos com águas especiais que custam caríssimo, e que certas celebridades já se tornaram adeptas e começaram a exigir.
A verdade é que a moda ainda não chegou ao Brasil, mas no Japão, Europa e Estados Unidos estão sendo lançadas várias marcas de águas especiais com preços exorbitantes, que foi difícil acreditar que era verdade. Se você achava que Evian, Perrier ou San Pellegrino eram caras, ou pequenos esnobismos, veja o que o mercado mundial já está oferecendo em termos de águas raras, luxuosas e milagrosas:
Finé: Uma água que vem das terras vulcânica e longínquas do Japão. Filtrada naturalmente por pedras vulcânicas e rica em sais minerais, está água nunca chegou a ter contato com poluentes produzidos pelo ser humano. Engarrafada num frasco criado por Karim Rashid (Perfumes Kenzo, Issey, Shiseido, Prada) só é vendida atualmente no Japão.
Voss: Vinda da Noruega, esta água vem de poços artesianos na neve e de geleiras da região. Filtrada naturalmente e segundo a marca é a mais pura do mundo por estar protegida pelas geleiras. O frasco traz o conceito do designer Neil Kraft que já foi diretor de criação de Calvin Klein.
Cloud Juice: Como o próprio nome indica, é água de chuva que uma vez tratada, vem engarrafada para exportação. Oferecidas nos melhores restaurantes do mundo, como o El Buli por exemplo. Conhecida também por lágrimas de Deus, são originárias de King Island.
Iskilde: Água encontrada a mais de 50 metros abaixo das geleiras, na península de Jutland, além de propriedades minerais balanciadas, ser totalmente limpa, vem saturada de oxigênio e engarrafada numa embalagem criada por Jesper Mathiesen.
420: Vinda da Nova Zelândia, esta água originária de uma região vulcânica foi filtrada naturalmente durante séculos.
Bling: Vinda do Tenessee EUA e encrustrada de cristais Swarosvski, esta água é premiadíssima e está na mão de todas as celebridades. Filtrada e purificada com ozônio, ultravioleta e micro filtragem.
Outras águas luxuosas:
Mahalo Hawaii Deep Sea drinking water
Fillico
Fiji
Berg
Wattviller
Veredict
Os preços são variados, exorbitantes. Uma água Fillico custa em torno de US$100.
O mercado da água está se aprimorando, ganhando status de perfume. Com frascos de designers famosos, com paladar exclusivo e propriedades inusitadas.
Para uns, isso é uma completa idiotice, um esnobismo e uma falta de proporção sem limites.
Para nós aqui no blog, serve para mostrar como realmente a água está virando um artigo cobiçado e über fashion. veremos como a água e o perfume estarão relacionados no futuro próximo. Falaremos é claro de perfumes a base de água e as Eaux de soi. Mas será que essa é a tendência? Volte aqui no + Q Perfume Blog para descobrir!
A seguir...
Na próxima parte desta matéria, entraremos em nichos que possuem água como seu centro e como eles influenciarão a perfumaria mundial. Pularemos nas piscinas de Miami, brincaremos nas corredeiras dos rios, faremos piqueniques em volta dos lagos e cachoeiras, usufruiremos de férias na orla marítima, mergulharemos nos mares e oceanos. Encontraremos seres mitológicos e povos mediterrâneos. Acabaremos nossa viagem na Amazônia e por fim, estaremos felizes de saber o que realmente esperar do futuro da perfumaria. Aguardem.

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